Concurso de Redação “Bosque dos Sonhos”

Postado em 02/maio/2018

Contextualização da iniciativa 

                Diante das mudanças climáticas e a intensificação de suas consequências em todo o mundo, acadêmicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) decidiram agir em prol da redução do impacto das atividades antrópicas no ambiente. Foi então criado o Programa Carbono Zero (2010) pela parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e Grupo de Estudos em Economia Ambiental e Manejo Florestal (GEEA) do Departamento de Engenharia Florestal da UFV. Seu objetivo inicial era quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas pelas atividades da Semana do Fazendeiro e outros eventos internos. Para quantificar as emissões, pesquisadores do grupo trabalham para gerar indicadores confiáveis que estimem a quantidade de carbono lançado na atmosfera de acordo com medições diretas ou indiretas. Para a neutralização, é necessária a identificação das espécies florestais que sejam mais eficientes na estocagem do carbono atmosférico pela coleta e análise de dados contínua.

O local escolhido para realizar o plantio anual das mudas para neutralização das emissões foi o Espaço Aberto de Eventos das UFV. O ambiente estava degradado e poderia ser convertido em uma floresta que garantisse serviços ambientais tais como controle da erosão, controle de zoonoses, melhoria da infiltração de área, dissipação sonora, sombra, aumento e manutenção da biodiversidade e outros. Diante disso, ficou claro o impacto social positivo que a melhoria do local poderia fornecer para as pessoas, sendo um local de encontro entre lazer e ciência. Por isso, é feito um consócio harmônico de espécies arbóreas com características paisagísticas e frutíferas. Entretanto, o projeto sofreu pela ação criminosa e desrespeitosa por parte de terceiros. São encontrados frequentemente focos de incêndio, lixo depositado e árvores danificadas dentro do espaço. Com isso, dados importantes para o avanço das pesquisas que acontecem na nossa cidade deixam de ser coletados todos os anos e a floresta não se desenvolve adequadamente. Isso ocorre pela falta de percepção de posse pública e dos benefícios sociais acimas citados. Este foi um dos fatores que levaram a ampliação da ação extensionista do programa.

O programa passou a se comunicar com a população adjacente ao plantio e oferecer atividades de educação ambiental para jovens e adultos. Dessa maneira, visou-se a construção de elos sociais que compartilhassem e multiplicassem a mesma consciência ambiental. Há a expectativa de conseguir parceiros para proteção não somente do espaço em questão, mas de outras áreas verdes que possam passar pelo mesmo processo de degradação. O programa cresceu, com isso, cresceu também o seu poder de alcance. Isso levou a escrita do presente projeto, que é uma tentativa de levar a mensagem da importância da cooperação entre a universidade e a população para alcançar objetivos comuns que beneficiam ambos. As crianças de Viçosa são os adultos do futuro e potenciais multiplicadores do conhecimento para pais e amigos.

Tema

BOSQUE DOS SONHOS:

Os benefícios da presença das árvores do Bosque Carbono para a cidade de Viçosa

Há 8 anos quantificamos as emissões de carbono da Semana do Fazendeiro e fazemos a neutralização pelo plantio de espécies arbóreas no Espaço Aberto de Eventos da UFV. Desse modo, contribuímos para a minimização da intensificação do efeito estufa, que é uma mudança climática que causa enormes prejuízos ambientais, sociais e econômicos. Além da compensação das emissões, o plantio também auxilia a recuperação da área degradada e é alvo de estudos científicos pioneiros no país. Prospectamos que futuramente, que o então intitulado Bosque Carbono Zero, possa também ser uma alternativa de lazer para toda a comunidade. Por isso, estamos lançando um concurso literário para você dissertar sobre os benefícios da presença das árvores do Bosque Carbono para a cidade de Viçosa. Faça pesquisas em livros, internet e converse com os pais e amigos. Não se esqueça de pedir orientação aos professores. Boa sorte!

Objetivo

Este concurso de redação possui os objetivos de atuar como instrumento de educação ambiental, estimular a escrita e premiar as melhores redações de acordo com os critérios específicos.

Público Alvo

  • Jovens regularmente matriculados no 5º ano no sistema municipal de ensino do município de Viçosa, MG.

Inscrições e Seleção

As escolas elegíveis interessadas em participar do concurso deverão encaminhar o nome completo, e-mail e telefone de um professor responsável e informações de localização e contato da escola para carbonozero@ufv.br até o dia 15/05/2018. A seleção dos trabalhos vencedores será feita em duas etapas. O período de inscrições para a primeira etapa será entre os dias 15/05/2018 e 08/06/2018 e se dará pela entrega da redação ao professor responsável pela escola. Este fará a seleção do melhor texto dentro da escola para representação na segunda etapa. O texto deve ter entre 20 e 30 linhas e estar contido inteiramente no espaço delimitado pela folha fornecida.

A segunda etapa será concorrida pelos alunos selecionados na primeira etapa de cada instituição participante. Todas as redações devem ser encaminhadas ao Departamento de Engenharia Florestal da UFV e entregues na Secretaria de Graduação à Marquione. Serão entregues dois envelopes lacrados. O primeiro deve conter a redação selecionada para a segunda etapa e o segundo o restante das redações inscritas na primeira etapa. Segue anexo a estas orientações as etiquetas de devem ser impressas e entregues coladas no exterior de cada envelope. As redações serão disponibilizadas no site oficial do Programa Carbono Zero até 72 horas após o término das inscrições (www.carbonozero.ufv.br).

A seleção do melhor texto será feita por uma comissão composta por 3 membros do Programa Carbono Zero, 3 docentes vinculados Departamento de Letras da UFV e 3 membros indicados pela Secretaria Municipal de Educação através de formulário específico. Para as avaliações de ambas as etapas, recomenda-se observar os critérios descritos abaixo retirados das Matrizes de Referência para Avaliação da Educação de Jovens e Adultos.

  • Estrutura do texto narrativo:  Compreender os textos-estímulo e a proposta de redação, desenvolvendo o tema proposto e empregando o tipo textual solicitado. (atendimento à proposta e desenvolvimento do tema; texto com mínimo de 15 linhas; respeito às margens; atendimento ao tipo textual solicitado; relação entre título e conteúdo; paragrafação adequada; construção de frases claras e completas).
  • Elementos constituintes do texto narrativo:  Selecionar, organizar e relacionar as informações relativas à proposta de redação e aplicá-las de acordo com os elementos de estrutura do tipo textual solicitado, com respeito à estética textual. (Apresentação da situação inicial; personagens (quem?); enredo/ conflito (o quê?); tempo (quando?); lugar (onde?); causa/consequência; desfecho, solução encontrada para o conflito; emprego correto do discurso direto/ indireto; foco narrativo se mantém coerente em toda a redação).
  • Coesão textual:  Mobilizar mecanismos linguísticos necessários para a construção de um texto coerente e coeso. (atendimento à proposta e desenvolvimento do tema; texto com mínimo de 15 linhas; respeito às margens; atendimento ao tipo textual solicitado; relação entre título e conteúdo; paragrafação adequada; construção de frases claras e completas.).
  • Norma culta: Demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa e utilizar a linguagem adequada à situação comunicativa. (respeito à ortografia; acentuação correta das palavras; adequação da linguagem; uso correto da concordância de verbos com os sujeitos das frases; uso correto da concordância de adjetivos e/ou artigos com os substantivos (concordância nominal); uso correto de tempo e/ou modo verbal)

Da premiação

O anúncio do vencedor do concurso será feito em evento no dia 29/06/2018 no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV (data e local sujeitos a alterações) . Estão convidados a participar pais e alunos das escolas participantes. A cerimônia será organizada pelo Projeto Carbono Zero com apoio de grupos institucionais convidados. A escola que desejar fazer alguma intervenção/apresentação durante o evento deverá entrar em contato com antecedência de no mínimo 15 dias com mais informações. Os vencedores de ambas as etapas serão premiados. Adicionalmente, a turma do vencedor da segunda etapa será convidada a participar de um dia de lazer no Bosque Carbono Zero e Mata do Paraíso. A programação desse dia será de inteira responsabilidade do Programa, cabendo a escola encaminhar o formulário de autorização aos pais padronizado pela universidade.

Considerações Finais

Qualquer dúvida relativa a adesão ou aplicação desse concurso deverá ser esclarecida pelo e-mail carbonozero@ufv.br ou telefone (31)971123740. Casos omissões serão resolvidos em decisão colegiada da organização do Programa Carbono Zero.

Banner de promoção

Banner de promoção