Natan Barbosa representa o Programa Carbono Zero na ONU.

Postado em 06/nov/2018

Na imagem, Natan Barbosa e Monique Coleman, artista da franquia milionária High School Musical e ativista pelos direitos da juventude e garantia de um ambiente equilibrado para as próximas gerações.

Entre os dias 8 e 14 de agosto, o estudante de Engenharia Florestal Natan Barbosa Rodrigues foi à Organização das Nações Unidas (New York – USA) representar o Programa Carbono Zero. Aprovado em processo de seleção da organização, o aluno da Universidade Federal de Viçosa delegou pelo país e apresentou as potencialidades florestais e desafios ambientais a serem enfrentados para se atingirem as metas do desenvolvimento sustentável definidas na Agenda 2030. O evento contou com aproximadamente 1.000 delegados de mais de 100 nacionalidades, representando diversos projetos de alto impacto social, ambiental e econômico em suas comunidades. Esses foram convidados à palestrar e tutorar os jovens, a importantes personalidades empresariais, artísticas, acadêmicas e políticas de todo o mundo, tendo como destaques Monique Coleman, Yumma Khan, Oliver Libby, Xan Northcott e Simona-Mirela Miculescu. Organizada duas vezes ao ano, com apoio da Friendship Ambassors Foundation, a The Youth Assembly tem como objetivo dar espaço para que lideranças jovens de todo mundo apresentem ideias inovadoras às organizações de alta relevância mundial, busquem financiamento e troquem experiências, visando potencializar o impacto local e global de cada iniciativa. Dentre os workshops selecionados pelo delegado estão o Youth Taking Action to Tackle Climate Change, ministrada pelo Climate Reality Project; o Global Challanges, onde a brasileira Angelica Silvero, coordenadora das comunicações externas do Banco Mundial, discorreu sobre as inúmeras iniciativas da instituição para o apoio de pequenos projetos, financiamento e suporte técnico; e o Tec For Dev, com Sarah Swan, que tem ampla experiência em marketing digital e comunicações para grandes companhias mundiais. Outros temas abordados também contemplaram as cidades do futuro, negócios sociais e proteção à propriedade intelectual. Além dos workshops, palestras e rodadas de discussão, também foram realizadas noites de gala, jantares a bordo, feira de negócios, noites culturais e um festival internacional para facilitar o networking e a troca de cartões de visita dos presentes com as empresas e organizações participantes. Além da sede da ONU o evento também ocorreu na University of New York, Columbia Univesity, Pace University e Hunter College. O Programa Carbono Zero foi aclamado pela sua importante missão em desenvolver uma consciência ambiental relativa aos impactos individuais e coletivos, além de desenvolver metodologias e ações concretas rumo ao desenvolvimento sustentável.

“Gostaria de agradecer à equipe do Programa Carbono Zero, Departamento de Engenharia Florestal, Pro Reitoria de Extensão de Cultura, Pró Reitoria de Assuntos Comunitários, Gabinete da Reitora, Centro de Ciências Agrárias, Haskell Cosméticos e Banco Sicoob União. Um grande abraço a todos que fizeram parte dessa conquista.”